Objetivos

Este blog faz parte do projeto de monitoria "Saber com sabor: o uso de recursos áudio-visuais e digitais no ensino de Literatura Alemã", coordenado pela Prof.ª Susana Kampff Lages, para as disciplinas da área de Literatura do Curso de Bacharelado e Licenciatura em Letras - Português/Alemão da Universidade Federal Fluminense. O blog tem como objetivo principal ser uma ferramenta de apoio no processo de ensino/aprendizagem dessas disciplinas. Imagens fotográficas e de obras de arte, trechos de peças de música clássica ou popular, trechos de filmes, trechos de obras literárias ou de crítica, traduções e outros materiais pertinentes à cultura literária alemã e aos temas tratados em aula poderão ser postados por estudantes e professores. O blog tende a ser um lugar tanto de diálogo entre docentes e estudantes, quanto de ajuda mútua entre os próprios estudantes, que assim podem trocar experiências de leitura e estudo.

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Revista dos Alunos dos Programas de Pós-Graduação em Letras da UFF aceita trabalhos!


Revista Icarahy 


ISSN:2176-3798 


site: www.revistaicarahy.uff.br



A revista aceita contribuições para os dossiês temáticos de língua e literatura ou para a seção Ensaios, destinada à publicação de artigos com tema livre. Solicitamos que, ao entregar os artigos à Secretaria do Programa, os alunos indiquem, no envelope, o número e a seção da Revista Icarahy a que o texto se destina.  



Seguem informações sobre os dossiês temáticos e os prazos: 



DOSSIÊS E EMENTAS DO Nº 8


Dossiê Língua: Os estudos semióticos


Objeto de estudo e método da semiótica. As diferentes classificações dos sistemas de signos. A distinção entre as diferentes abordagens semióticas. Os precursores e fundadores da ciência dos signos: Saussure, Pierce, Greimas. Pierce e sua visão triádica do signo. Greimas e a semiótica discursiva. A leitura de imagens sob a perspectiva semiótica. Aplicação dos estudos semióticos. Análise de materiais sincréticos. Semiótica plástica.


Dossiê Literatura: Literatura e opressão


O papel do artista/escritor em contextos de opressão (guerras, ditaduras, exílios, prisões); a produção artística como forma de resistência. A recepção de bens culturais nos espaços público e privado em tempos de autoritarismo. Estratégias discursivas para burlar as censuras e enfrentar as intolerâncias (religiosas, sexuais, de gênero ou classe). Negociações identitárias em momentos de crise. O testemunho e a narração do trauma. A memória como recriação individual e/ou coletiva.

PRAZO PARA ENVIO: 30/11/2012

______________________________________________________________


DOSSIÊS E EMENTAS DO Nº 9


Dossiê Língua: Atuação de pressupostos cognitivos nas teorias linguísticas


Abordagem cognitiva nas pesquisas linguísticas. Aspectos cognitivos no ensino e aprendizagem de línguas. Fundamentos cognitivos na pesquisa semiótica. Motivações cognitivas e a estruturação da gramática. O texto e seu processamento cognitivo. Princípios cognitivos e situação interlocutiva.


Dossiê Literatura: Literatura autobiográfica, escritas do eu.


O sujeito fraturado, típico da contemporaneidade, e sua busca por respostas que possam preencher as lacunas de sua existência/permanência no mundo, como desafio para a escrita autobiográfica. O EU que se narra ficcionalmente ou que se impõe como narrador de fatos de outrem e o exercício de caminhar na tênue linha que divide o real e o ficcional. O lugar da escrita biográfica na literatura, sua validade como texto literário e o que fundamenta as linhas biográficas no campo ficcional. O EU narrador e o EU personagem e a história narrada a partir de pistas, de vestígios de existência ou mesmo de sua própria obra. Os anseios e as lacunas de um gênero textual cada vez mais explorado por autores e críticos em todo o mundo.

PRAZO PARA ENVIO: 20/04/2013

_______________________________________________________________


DOSSIÊS E EMENTAS DO Nº 10


Dossiê Língua: Os estudos aplicados da linguagem


A Linguística Aplicada e o ensino de língua materna, segunda língua e línguas estrangeiras. O ensino-aprendizagem de línguas, em diferentes contextos educacionais, formais ou não. A abordagem multicultural no ensino-aprendizagem de línguas. A Linguística Aplicada e sua interface com a Literatura e com outras ciências. Análise de materiais didáticos e estratégias pedagógicas. A formação de professores.


Dossiê Literatura: Literatura e Gênero


Representações da mulher na literatura (brasileira, de língua portuguesa ou de língua estrangeira) no texto literário; relações entre a mulher, literatura e história; estudos sobre mulheres escritoras; a crítica feminista; gênero como construção social do feminino e do masculino; a conquista feminina pela alteridade; as vozes silenciadas, além de outras interpretações e perspectivas teórico-críticas.

PRAZO PARA ENVIO: 20/09/2013


Informações sobre normas para publicação e envio de material disponíveis no site: http://www.revistaicarahy.uff.br/revista/index.php?item=normas


Nenhum comentário:

Postar um comentário