Objetivos
Este blog faz parte do projeto de monitoria "Saber com sabor: o uso de recursos áudio-visuais e digitais no ensino de Literatura Alemã", coordenado pela Prof.ª Susana Kampff Lages, para as disciplinas da área de Literatura do Curso de Bacharelado e Licenciatura em Letras - Português/Alemão da Universidade Federal Fluminense. O blog tem como objetivo principal ser uma ferramenta de apoio no processo de ensino/aprendizagem dessas disciplinas. Imagens fotográficas e de obras de arte, trechos de peças de música clássica ou popular, trechos de filmes, trechos de obras literárias ou de crítica, traduções e outros materiais pertinentes à cultura literária alemã e aos temas tratados em aula poderão ser postados por estudantes e professores. O blog tende a ser um lugar tanto de diálogo entre docentes e estudantes, quanto de ajuda mútua entre os próprios estudantes, que assim podem trocar experiências de leitura e estudo.
terça-feira, 23 de outubro de 2012
ESCRITOR-VISITANTE: Roteirista alemão participa de evento no Rio
quarta-feira, 17 de outubro de 2012
Lançamento do livro "A tradução literária" de Paulo Henriques Britto
Gostaríamos de convidar para lançamento do livro "A tradução literária" de Paulo Henriques Britto, dia 17/10, às 19h, na livraria da Travessa do Shopping Leblon. Na ocasião haverá debate com Evando Nascimento e Susana Kampff Lages. Esperamos vocês lá!
terça-feira, 16 de outubro de 2012
Freud em HQ
Agenda Acadêmica na UFF: participe!
APRESENTAÇÕES DE ALUNOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA: sala 301
GABRIEL ALONSO GUIMARÃES Literatura Alemã/Tradução 3a feira 16/10 às 11 horas
MARINA DUPRÉ Língua Alemã/Tradução 4a feira , 17/10 às 10h40m
APRESENTAÇÕES DOS MONITORES: sala 505
BEATRIZ LEMOS RODRIGUES Literatura Alemã
ODILON DE MORAES Língua Alemã
3ª FEIRA, dia 16/10 a partir das 14 horas.
segunda-feira, 15 de outubro de 2012
Agenda Acadêmica na UFF
Apresentações na Agenda Acadêmica
APRESENTAÇÕES DE ALUNOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA 301
GABRIEL ALONSO GUIMARÃES Literatura Alemã/Tradução 3a feira 16/10 às 11 horas
MARINA DUPRÉ Língua Alemã/Tradução 4a feira , 17/10 às 10:40 hs
APRESENTAÇÕES DOS MONITORES: 505
BEATRIZ LEMOS RODRIGUES Literatura Alemã
ODILON DE MORAES Língua Alemã
3A FEIRA, dia 16/10 a partir das 14 horas.
sábado, 13 de outubro de 2012
Filme nacional "Meu amigo Nietzsche"
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=3P8JwMoxeG0
sexta-feira, 12 de outubro de 2012
Revista dos Alunos dos Programas de Pós-Graduação em Letras da UFF aceita trabalhos!
Revista Icarahy
ISSN:2176-3798
site: www.revistaicarahy.uff.br
A revista aceita contribuições para os dossiês temáticos de língua e literatura ou para a seção Ensaios, destinada à publicação de artigos com tema livre. Solicitamos que, ao entregar os artigos à Secretaria do Programa, os alunos indiquem, no envelope, o número e a seção da Revista Icarahy a que o texto se destina.
Seguem informações sobre os dossiês temáticos e os prazos:
DOSSIÊS E EMENTAS DO Nº 8
Dossiê Língua: Os estudos semióticos
Objeto de estudo e método da semiótica. As diferentes classificações dos sistemas de signos. A distinção entre as diferentes abordagens semióticas. Os precursores e fundadores da ciência dos signos: Saussure, Pierce, Greimas. Pierce e sua visão triádica do signo. Greimas e a semiótica discursiva. A leitura de imagens sob a perspectiva semiótica. Aplicação dos estudos semióticos. Análise de materiais sincréticos. Semiótica plástica.
Dossiê Literatura: Literatura e opressão
O papel do artista/escritor em contextos de opressão (guerras, ditaduras, exílios, prisões); a produção artística como forma de resistência. A recepção de bens culturais nos espaços público e privado em tempos de autoritarismo. Estratégias discursivas para burlar as censuras e enfrentar as intolerâncias (religiosas, sexuais, de gênero ou classe). Negociações identitárias em momentos de crise. O testemunho e a narração do trauma. A memória como recriação individual e/ou coletiva.
PRAZO PARA ENVIO: 30/11/2012
______________________________________________________________
DOSSIÊS E EMENTAS DO Nº 9
Dossiê Língua: Atuação de pressupostos cognitivos nas teorias linguísticas
Abordagem cognitiva nas pesquisas linguísticas. Aspectos cognitivos no ensino e aprendizagem de línguas. Fundamentos cognitivos na pesquisa semiótica. Motivações cognitivas e a estruturação da gramática. O texto e seu processamento cognitivo. Princípios cognitivos e situação interlocutiva.
Dossiê Literatura: Literatura autobiográfica, escritas do eu.
O sujeito fraturado, típico da contemporaneidade, e sua busca por respostas que possam preencher as lacunas de sua existência/permanência no mundo, como desafio para a escrita autobiográfica. O EU que se narra ficcionalmente ou que se impõe como narrador de fatos de outrem e o exercício de caminhar na tênue linha que divide o real e o ficcional. O lugar da escrita biográfica na literatura, sua validade como texto literário e o que fundamenta as linhas biográficas no campo ficcional. O EU narrador e o EU personagem e a história narrada a partir de pistas, de vestígios de existência ou mesmo de sua própria obra. Os anseios e as lacunas de um gênero textual cada vez mais explorado por autores e críticos em todo o mundo.
PRAZO PARA ENVIO: 20/04/2013
_______________________________________________________________
DOSSIÊS E EMENTAS DO Nº 10
Dossiê Língua: Os estudos aplicados da linguagem
A Linguística Aplicada e o ensino de língua materna, segunda língua e línguas estrangeiras. O ensino-aprendizagem de línguas, em diferentes contextos educacionais, formais ou não. A abordagem multicultural no ensino-aprendizagem de línguas. A Linguística Aplicada e sua interface com a Literatura e com outras ciências. Análise de materiais didáticos e estratégias pedagógicas. A formação de professores.
Dossiê Literatura: Literatura e Gênero
Representações da mulher na literatura (brasileira, de língua portuguesa ou de língua estrangeira) no texto literário; relações entre a mulher, literatura e história; estudos sobre mulheres escritoras; a crítica feminista; gênero como construção social do feminino e do masculino; a conquista feminina pela alteridade; as vozes silenciadas, além de outras interpretações e perspectivas teórico-críticas.
PRAZO PARA ENVIO: 20/09/2013
Informações sobre normas para publicação e envio de material disponíveis no site: http://www.revistaicarahy.uff.br/revista/index.php?item=normas
quinta-feira, 11 de outubro de 2012
Confira artigo de Jeanne Marie Gagnebin, publicado dia 07.10, no suplemento Ilustríssima sobre o filósofo alemão Walter Benjamin
Walter Benjamin na era da reprodutibilidade técnica
Quando, em compensação, Benjamin caiu em domínio público, 70 anos mais tarde, sua fama não cessava de crescer. Por mais justificado que seja, tal fenômeno deve nos deixar desconfiados. Teria Benjamin se transformado em mais um "bem cultural", um "Kulturgut", isto é, uma mercadoria cultural, cujo valor de fetiche ele não se cansou de denunciar?