Objetivos

Este blog faz parte do projeto de monitoria "Saber com sabor: o uso de recursos áudio-visuais e digitais no ensino de Literatura Alemã", coordenado pela Prof.ª Susana Kampff Lages, para as disciplinas da área de Literatura do Curso de Bacharelado e Licenciatura em Letras - Português/Alemão da Universidade Federal Fluminense. O blog tem como objetivo principal ser uma ferramenta de apoio no processo de ensino/aprendizagem dessas disciplinas. Imagens fotográficas e de obras de arte, trechos de peças de música clássica ou popular, trechos de filmes, trechos de obras literárias ou de crítica, traduções e outros materiais pertinentes à cultura literária alemã e aos temas tratados em aula poderão ser postados por estudantes e professores. O blog tende a ser um lugar tanto de diálogo entre docentes e estudantes, quanto de ajuda mútua entre os próprios estudantes, que assim podem trocar experiências de leitura e estudo.

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Resumo de Juliana Santos, aluna de Literatura Alemã IV, sobre Grimmelshausen e seu "O Aventuroso Simplicissimus"

 “ O mundo passa, mesmo quando o homem acredita ter encontrado o seu lugar no mundo” (CARDOZO: 2008, 664)

Johannes Jacon Chistoffel Von Grimmelshausen nasceu por volta de 1621. Sabe-se que a família Grimmelshausen é originária da baixa nobreza turíngia. Perdeu seu pai jovem e morou com seu avô devido ao novo casamento de sua mãe.
Em 1635, o jovem Grimmelshausen é preso e levado para Kassel, onde inicia uma carreira no meio militar como ajudante de regimento, daí para frente, percorre diversos postos, que com o fim da Guerra dos Trinta anos 1649 não lhe acrescentam uma carreira militar, e sim, uma dispensa do serviço militar.
Em 1649, casa-se com Catharina Henninger, muda-se para a cidade de Gaisbach onde exerceu diversas funções ligadas à administração dos bens dos Schauenburg, família de seu antigo comandante em Offenburg.
Durante onze anos ele administra os bens de seu ex. comandante, e com isso, também constrói uma casa para sua família e exerce paralelamente a função de comerciante de vinhos. Desentende-se com os Schauenburg e passa a administrar os bens do Dr. Johannes Küffer, que lhe empresta sua biblioteca.
Em 1666, publica seus dois primeiros livros: o satyrischer Pilgram e Der keusche Joseph, contudo não lucrou o suficiente para sustentar sua família e buscou uma posição que lhe garanta estabilidade financeira. Em 1667 é nomeado prefeito da cidade de Renchen, cargo que ocupou até sua morte em 17 de agosto de 1676.
Como autor Grimmelshausen era adepto de pseudônimos em forma de anagramas, o que culminava em uma diluição da assinatura e um tom satírico. A primeira obra atribuída a Grimmelshausen é o Satyrischer Pilgram (1666), uma espécie de tratado da vida comum, que discute questões como Deus, os homens, o dinheiro, a dança, o vinho, a beleza, os padres, entre outros. Além de textos satíricos, ainda escreveu calendários¹.
A parte mais importante de sua obra são os chamados escritos simplicianos, formados por um conjunto de dez livros, apenas no último livro o autor menciona a possibilidade de reuni-los: O aventuroso Simplicissimus² (livro I ao V, 1668), Continuatio do Aventuroso Simplicissimus (livro VI, 1669), Landstörtzerin courasche(livro VII, 1670) e as duas partes do Wunderbarliches Vogel-Nest: (livro IX e X, 1672 e1675). Nos seis primeiros livros Simplicissimus é a figura central, já nos outros quatro, o cenário da guerra é povoado por outros personagens antes sem tanta expressividade.
A obra de Grimmelshausen é um testemunho da história da literatura, da critica literária e dos leitores ao longo dos séculos, porque a obra é icônica em diversos aspectos, mas principalmente quanto a seu gênero e suas fontes.
Uma das contribuições importantes da obra para a critica literária e para os brasileiros são as alusões feitas a “um certo Brasil”, onde o povo agia de forma animalesca³, estranha e provinciana, como em: “os brasileiros devorem seus piolhos por raiva e por vingança”(Livro II, cap. XXVIII). Assim, o autor deixa claras suas referências aos costumes incomuns nos povos que desconhecia, e ainda traz uma marca característica até hoje do povo brasileiro a saudade: “que recebem os estranhos com lágrima” (Livro VI, cap XIV)
A obra é marcada por uma forte predominância do gênero satírico, devido ao seu afastamento dos textos moralizantes e sua aposta no riso. Embate este que possibilitou a vivacidade da obra nas questões contemporâneas, pois em sua força narrativa estão presentes traços realistas e vários entretecimentos textuais e documentais que endossam o caráter verossímil da narrativa.
Contudo, conforme aponta Cardozo por meio de Borcherdt a temática da guerra é apenas o cenário e não o elemento central da narrativa: “Nesse sentido sem prejuízo de valor cultural e documental que se atribua à obra, a preocupação de Grimmelshausen com a verossimilhança parece orientar-se apenas no sentido de reforçar o impacto. A força de sua narrativa, e não no sentido de selar compromisso com uma certa visão de realidade.” (p.659)
Simplicissimus é uma obra tão rica e aberta a entreteceduras que Cardozo a aponta como destoante dos autores de seu tempo, porque a obra é precursora do romance de formação (no qual é mais incluída): “Mas a dificuldade de enquadrar a trajetória oblíqua e a figura errante do herói grimmelshauseriano nos moldes de um herói em formação como o protagonista paradigmático do Wilhelm Meister de Goethe, logo daria margem à contestação até mesmo desse enquadramento tão produtivo” (2008, 661).
Essa dificuldade acaba oferecendo subsídios para reflexões à cerca das condições de produção da obra. E ainda, apesar de sua obra não se ater às preocupações de moda ou tradição, ela reproduz um pensamento que dialoga com as questões da modernidade por retratar o homem no mundo “O homem de Grimmelshausen é um homem em trânsito, devotado a um mundo que se manifesta em movimento” (CARDOZO: 2008, 662) e a inconstância do mundo “O mundo de Grimmelshausen não é apenas o mundo da guerra, mas um mundo em guerra”(CARDOZO: 2008, 662).

Notas:
¹ é um gênero popular, ao estilo dos almanaques, contendo anedotas, curiosidades, informações astronômicas, astrológicas, climáticas, os santos do dia, previsões adivinhas e pequenas narrativas.
² O livro foi um sucesso instantâneo e não foi assinado pelo autor, mas sim, por um de seus pseudônimos Germam Schleifheim Von Sulsfort
³ Em minha leituras fragmentadas dessa obra no original o verbo fressen é utilizado para se referir aos e à forma como comem, verbo que em alemão somente aplica-se aos animais e sua alimentação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário