Objetivos

Este blog faz parte do projeto de monitoria "Saber com sabor: o uso de recursos áudio-visuais e digitais no ensino de Literatura Alemã", coordenado pela Prof.ª Susana Kampff Lages, para as disciplinas da área de Literatura do Curso de Bacharelado e Licenciatura em Letras - Português/Alemão da Universidade Federal Fluminense. O blog tem como objetivo principal ser uma ferramenta de apoio no processo de ensino/aprendizagem dessas disciplinas. Imagens fotográficas e de obras de arte, trechos de peças de música clássica ou popular, trechos de filmes, trechos de obras literárias ou de crítica, traduções e outros materiais pertinentes à cultura literária alemã e aos temas tratados em aula poderão ser postados por estudantes e professores. O blog tende a ser um lugar tanto de diálogo entre docentes e estudantes, quanto de ajuda mútua entre os próprios estudantes, que assim podem trocar experiências de leitura e estudo.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Arnold Schönberg

Schönberg era austríaco e viveu de 1874 a 1951. Foi um compositor expressionista, criador do sistema dodecafônico. Aqui você pode ouvir diversas obras do compositor.

Hans Staden

Aqui  você pode ler o original, em alemão, de "Hans Staden: wahrhaftige historia" e aqui pode-se fazer o download da versão em português de "Hans Staden: suas viagens e cativeiro entre os selvagens do Brasil",
 


Assista ao filme de 1999 sobre Hans Staden com direção de Luiz Alberto Pereira.


Martin Luther




A tradução da Bíblia feita por Lutero foi impressa pela primeira vez em 1534. Aqui você pode ler a tradução feita por ele.


Martin Luther

Veja abaixo o filme sobre a vida de Lutero (Luther, 2003), dirigido por Eric Till, com Joseph Fiennes no papel principal. O filme está dividido em 12 partes.
Além deste existem outros filmes sobre a vida do reformador, filmados em 1928, 1964, 1965 e 1973

 

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Caspar David Friedrich - Frau am Fenster 1822

 Caspar David Friedrich

Caspar David Friedrich é considerado o mais importante pintor do movimento romântico alemão. Abaixo, alguns trabalhos do pintor (clique nas imagens para vê-las maiores) e sites com sua obra completa, biografia, entre outras informações.


Mann und Frau den Mond betrachtend. 1824


 Caspar David Friedrich

Der Wanderer über dem Nebelmeer 1817-18


 Caspar David Friedrich

Der einsame Baum - 1806

 

Caspar David Friedrich

Ziehende Wolken. 1820

 

 Caspar David Friedrich

Landschaft mit Eichenbäumen 1811


Caspar David Friedrich

Neubrandenburg c. 1817


Caspar David Friedrich

Das Eismeer 1824


Caspar David Friedrich


Fontes

 Sites de referência: